Auxílio gás: Veja se você tem direito e como receber

Saiba como receber o Auxílio Gás e veja quem tem direito. O benefício cobre 50% do valor do botijão de 13 Kg e é pago bimestralmente.

Devido ao aumento do preço do gás de cozinha visto nos últimos anos, o Governo Federal criou o benefício chamado Auxílio Gás, com o objetivo de garantir acesso para as famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Antes do programa, muitas dessas famílias precisavam recorrer a fontes alternativas de combustível, como a lenha ou o carvão, o que representava então um risco para a saúde de quem os utilizava.

Neste texto, vamos explorar em mais detalhes como funciona o Auxílio Gás, quem tem direito ao benefício, qual é o valor do auxílio e como fazer para se inscrever.

O que é o Auxílio Gás? 

Lançado em 2001, reeditado em novembro de 2021 e criado pela Lei nº 14.237, regulamentado pelo Decreto nº 10.881, como uma das medidas para mitigar os impactos da pandemia de COVID-19 da população brasileira.

O benefício social surgiu nos tempos onde a pandemia trouxe consigo uma crise econômica que afetou principalmente as famílias de baixa renda, que precisaram lidar com o aumento dos preços dos alimentos e do gás de cozinha.

Com o Auxílio Gás, as pessoas beneficiadas podem comprar o botijão a um preço mais acessível e, assim, cozinhar de forma mais segura.

Como calcular o valor do auxílio-gás?

O benefício cobre o valor de 50% (cinquenta por cento) de uma escala média de preço referente ao botijão de 13 kg (treze quilogramas) de GLP (gás liquefeito de petróleo).

O valor de R$ 52,00 (cinquenta e dois reais), tem limitações de um benefício por família beneficiária e é disponibilizado para saque em meses alternados.

Entretanto, para recebê-lo, é necessário ter acesso a uma conta digital ou bancária. Caso a família não possua nenhuma dessas opções de conta, será então automaticamente aberta uma poupança social digital, quando possível. Dessa forma, o benefício estará disponível e pronto para o uso.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Veja a seguir as condições para receber o benefício:

  • As famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir renda mensal familiar até meio salário mínimo vigente por pessoa, inclusive beneficiárias de outros benefícios sociais;
  • Famílias com membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente de estarem registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Além disso, alguns outros critérios definem quem receberá o auxílio-gás:

  • Famílias que tiveram seus dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 2 anos;
  • Famílias com menor renda por pessoa;
  • Famílias com maior quantidade de pessoas;
  • Famílias beneficiárias do Auxílio Brasil;
  • Famílias cujo cadastro foi avaliado pelo gestor com base nos dados disponíveis durante a análise.

O Governo Federal também adotou uma medida que visa priorizar as mulheres em situação de maior vulnerabilidade social.

Dessa forma, essas mulheres e suas famílias podem receber o auxílio mais rapidamente se forem vítimas de violência doméstica e estiverem sob monitoramento de medidas protetivas de urgência. Portanto, essas famílias terão a chance de obter o auxílio-gás com mais rapidez.

Como as famílias recebem o benefício?

O pagamento do auxílio é bimestral, seguindo o mesmo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. As seguintes opções estão disponíveis para depósito do valor do benefício:

  1. Conta Poupança Social Digital;
  1. Conta Poupança Caixa Fácil;
  1. Plataforma social, com a possibilidade de saque por meio do cartão social.

Se você preenche os requisitos para receber o benefício, é necessário fazer o registro familiar em uma unidade do CRAS para solicitar o pagamento do auxílio-gás.

O que fazer para receber o benefício?

Para se candidatar ao auxílio gás, o pré-requisito inicial é que a família beneficiária esteja registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha uma renda adicional mensal máxima de meio salário mínimo por pessoa.

O pré-cadastro para recebimento do benefício pode ser feito pelo aplicativo do serviço, fazendo com que o processo fique mais ágil.

Porém, é importante lembrar que o cadastro completo da família no programa só pode ser realizado em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, a inscrição é apenas um pré-requisito para o recebimento do benefício e não confirma a entrada instantânea no programa do benefício.

Como saber se recebi o Auxílio Gás?

Existem várias maneiras de consultar o status do auxílio-gás. Aqui estão duas opções:

Opção 1: Aplicativo Auxílio Brasil

Se você deseja consultar o auxílio-gás pelo aplicativo Auxílio Brasil, siga estas etapas:

  1. Em seu dispositivo, clique no aplicativo Auxílio Brasil e então vá no botão “Acessar” na página inicial;
  2. Escolha a opção “Quero entrar com minha senha do app Auxílio Brasil ou desejo me cadastrar”;
  3. Digite o seu CPF e clique na opção “Não sou um robô”. Em seguida, avance para a próxima etapa;
  4. Digite a sua senha e confirme-a;
  5. Leia as informações que aparecem na tela;
  6. Vá na opção “Benefícios” para verificar quais os benefícios e o status do auxílio-gás;
  7. Selecione “Ver parcelas” para ter acesso à situação dos pagamentos passados ou futuros.

Uma outra opção para acessar o aplicativo Auxílio Brasil é utilizar a mesma senha que você utiliza no aplicativo Caixa Tem. Basta selecionar a opção “Quero entrar com a minha senha do app Caixa Tem”.

Opção 2: Aplicativo Caixa Tem

Se preferir, você pode consultar o auxílio-gás pelo aplicativo Caixa Tem. Siga as seguintes etapas:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Faça login usando o seu CPF e a senha cadastrada;
  3. Após selecionar a opção “Não sou um robô” e clicar em “Continuar”, escolha “Extrato” e localize a sigla “AUX GÁS” para ver o extrato do benefício.

Opção 3: Telefone

Uma das opções é por meio de ligação utilizando o CPF. Você pode entrar em contato através do número 111 da Caixa Econômica ou discando para o Ministério da Cidadania através do número 121.

Carregando…

0 %