A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) criada para facilitar a vida dos motoristas. Com ou sem conexão à internet, é possível ter acesso a sua carteira de habilitação a qualquer momento e lugar, sem que haja a necessidade de levar consigo a versão física.
Para emitir a CNH Digital, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e seguir alguns passos simples que explicaremos neste artigo. Antes de tudo, é preciso ter uma CNH válida e em dia, além de um smartphone ou tablet com câmera e acesso à internet.
Depois disso, basta acessar o aplicativo e fazer o seu cadastro para começar a usar a sua carteira digital. Dessa forma, é possível ter todas as informações sobre sua carteira de habilitação sempre à mão e evitar a perda ou danos à versão física.
O que é a CNH Digital?
A CNH Digital é uma versão eletrônica gratuita da Carteira Nacional de Habilitação. Ela tem as mesmas informações da versão impressa porém a diferença é que ela acessada por um celular.
Todas as pessoas físicas que possuem uma Carteira Nacional de Habilitação estão aptas a utilizar e acessar a versão digital de sua CNH desde de que a carteira física tenha sido emitida após o ano de 2017.
Isso porque as carteiras emitidas antes de 2017 não possuem o QR Code no verso. Se a sua carteira física não possui QR Code, você pode solicitar a segunda via ou renovação no Detran de sua cidade.
Todos os 27 estados do Brasil já aderiram à CNH Digital. Portanto, independentemente do estado que você reside em solo brasileiro, você conseguirá emitir a sua carteira digital de trânsito.
Apesar do motorista precisar portar o documento de habilitação enquanto dirige, a CNH Digital não é obrigatória, ou seja, o usuário é quem decide se emite ou não a sua versão digital.
Como emitir e baixar a CNH Digital?
Para emitir a CNH Digital é só utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou simplesmente CDT.
Abaixo trouxemos um passo a passo para emitir e baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito:
- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular utilizando a Play Store caso você utilize um dispositivo Android ou então a Apple Store se seu smartphone for iOS.
- Instalar o aplicativo CDT em seu smartphone
- Abrir o aplicativo e acessá-lo utilizando o Login Único do Gov.br
Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, aparece a exibição de uma interface com quatro opções. Lembrando que este passo a passo é válido para smartphones Android.
Para começar o processo de acessar sua carteira digital, clique na opção verde “Condutor”.
A primeira opção do app exibe as informações básicas pessoais do condutor. Essas informações incluem: nome, CPF, categoria da carteira, data de validade, estado e data de emissão. Para seguir para o próximo passo, clique na opção “Acessar CNH”.
Nesta tela, clique em “Baixar CNH”. Desta forma o aplicativo irá armazenar uma cópia da CNH no seu celular. Isso vai permitir que você acesse a sua carteira mesmo que você não tenha conexão com a internet.
Neste passo, por questões de segurança, o aplicativo solicita que o usuário crie uma senha numérica de 4 dígitos chamada de chave de acesso da CNH. Dessa forma, basta inserir a chave escolhida e clicar em “Cadastrar”. Você vai precisar desta senha toda vez que quiser acessar a sua CNH no celular.
A partir deste momento, se você seguiu todos os passos, já é possível visualizar a sua CNH Digital bem como verificar o histórico do documento de habilitação digital.
Mais recursos do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Além da opção de visualizar e baixar a sua CNH, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito também permite realizar outras consultas.
Existem mais 3 opções além da consulta às informações do Condutor. São elas:
- Veículos: Nesta seção é possível visualizar todos os veículos que estão cadastrados em seu nome. Além disso, também é possível baixar o CRLV Digital de cada veículo e saber se existe recall. Há ainda a opção de iniciar a venda digital do automóvel.
- Infrações: Nessa parte do aplicativo, você pode consultar as infrações por infrator ou até mesmo por veículo. Caso possua alguma infração, ela será listada no app. Ainda é possível aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), um sistema que permite ao condutor receber as notificações de infrações de forma digital, dispensando o envio de correspondências físicas. Dessa forma, caso o condutor opte por aderir ao SNE, poderá pagar suas multas com 40% de desconto.
- Educação: Nessa área são disponibilizadas informações educativas e campanhas sobre temas relacionados ao trânsito em geral.
Conclusão
Neste artigo mostramos como é simples e intuitivo acessar a sua carteira digital através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Uma última dica para o condutor que optar por fazer a sua CNH Digital é para que sempre se atente para o nível de carregamento de bateria do celular. Se você ficar sem acesso ao aplicativo e sem a carteira de habilitação física, é considerado que o condutor está dirigindo sem os documentos necessários.
Neste caso, o Código de Trânsito Brasileiro através do Art. 232 prevê infração leve com penalidade de multa e retenção do veículo até a apresentação da habilitação.