Câmbio automático: Como funciona e o que significa cada letra?

Entenda como funciona o câmbio automático e decifre cada letra em nosso guia. Melhore sua condução agora mesmo!

Com a alta demanda de veículos confortáveis e práticos, é comum que as montadoras façam lançamentos de automóveis que proporcionem uma maior comodidade para os motoristas. Dirigir um carro com câmbio automático, por exemplo, é geralmente considerado muito mais fácil do que dirigir um carro manual.

Tudo isso se deve ao fato do câmbio automático executar a mudança das marchas automaticamente usando um sistema hidráulico e eletrônico, sem que o motorista precise acionar uma embreagem e executar esta ação de forma manual. 

Esta é a principal diferença entre os carros de câmbio automático e o câmbios manuais. Eles também são conhecidos por geralmente oferecerem uma condução mais suave e confortável. 

Além disso, o veículo de câmbio automático geralmente tem menos peças móveis do que um com câmbio manual. Ou seja, isso aponta que ele pode ser mais confiável e requer menos manutenção ao longo do tempo.

Como funciona o câmbio automático? 

Basicamente, um câmbio automático funciona a base de diversos componentes, sendo um deles um conjunto de engrenagens planetárias, que são compostas por uma engrenagem central e várias engrenagens menores que giram ao seu redor.

O funcionamento do veículo é controlado por um módulo eletrônico, que recebe informações dos sensores e usa um software para decidir quando mudar as marchas. À medida que o motorista acelera, ele envia um sinal para a bomba hidráulica, que pressuriza o fluido hidráulico e faz com que as engrenagens planetárias se movam para engrenar a próxima marcha.

O conversor de torque é responsável por transmitir a potência do motor para a transmissão e permite que o carro possa ser mantido em marcha lenta enquanto está parado. 

Já a bomba hidráulica é responsável por pressurizar o fluido hidráulico que move os componentes da transmissão. 

E por último, os sensores monitoram a velocidade do carro e outras informações, como a rotação do motor, para determinar quando mudar as marchas.

Quando o motorista acelera o veículo, a central de processamento de dados analisa diversos fatores, como a velocidade, rotação do motor, inclinação do terreno e a carga, escolhendo automaticamente a marcha mais apropriada para a situação. 

Isso acontece por meio da ativação de solenóides e outros componentes dentro do câmbio, que controlam o fluxo de óleo e o engate das engrenagens.

O que significa cada letra do câmbio automático? 

As letras no câmbio automático representam as diferentes posições que o veículo deve assumir, assim como qualquer marcha, porém, elas podem variar de acordo com cada modelo de carro. Veja o significado de cada uma delas: 

  • P (Park – Estacionar): Posição de estacionamento, utilizada para travar as rodas do veículo. Esta posição só deve ser usada com o carro parado e não deve ser usada como freio de mão
  • R (Reverse – Reverso): Marcha à ré, usada para fazer o veículo andar para trás
  • N (Neutral – Neutro): Posição neutra, em que nenhuma marcha é engatada. sada quando o carro está parado, em um semáforo ou em um engarrafamento, por exemplo
  • D (Drive – Dirigir): Marcha à frente, usada para fazer o veículo andar para a frente. Quando o condutor coloca o câmbio nesta posição, o carro irá mudar automaticamente para as marchas mais altas, à medida que a velocidade aumenta
  • 2 (Segunda marcha): Nesta posição, o câmbio só irá mudar para a segunda marcha. É útil para subidas íngremes ou para dirigir em terrenos acidentados
  • 1 (Primeira marcha): Nesta posição, o câmbio só irá mudar para a primeira marcha. É útil para conduzir em terrenos extremamente íngremes ou para arrancar o veículo em condições difíceis, como em neve ou lama

Alguns carros também possuem posições adicionais, como o “L” (Low – Baixo), que funciona de maneira semelhante à posição “1” e é usada em descidas íngremes ou em terrenos acidentados. Essas posições adicionais podem variar de acordo com o fabricante e o modelo do veículo.

Passo a passo de como dirigir carros automáticos pela primeira vez

O processo de ligar um carro com câmbio automático também varia um pouco de acordo com o modelo do veículo. Apesar disso, existe uma forma de ligá-los que é mais comum entre os veículos. Veja: 

1. Verifique se o carro está em posição “P” (Park)

Esta é a posição em que as rodas do carro estão travadas e é segura para estacionar. Certifique-se de que o freio de estacionamento esteja ativado antes de colocar o câmbio em “P”.

2. Certifique-se de que o pedal do freio esteja pressionado

Isso é necessário para garantir que o carro não se mova enquanto o motor está funcionando. É importante pressionar o pedal do freio com firmeza antes de ligar o carro.

3. Coloque a chave na ignição e gire-a para a posição “ON”

A posição “ON” é a segunda posição da chave, imediatamente após a posição “OFF”. Nesta posição, os indicadores do painel de instrumentos devem acender e o motorista deve ter acesso aos recursos elétricos do carro, como o rádio e o ar-condicionado.

4. Certifique-se de que o câmbio esteja em “P”

Certifique-se novamente de que o câmbio esteja em “P” antes de ligar o motor.

5. Gire a chave para a posição “START”

A posição “START” é a terceira posição da chave e é onde você deve girá-la para dar partida no motor. Mantenha a chave nessa posição até o motor começar a funcionar.

6. Solte a chave assim que o motor começar a funcionar

Quando o motor estiver funcionando, solte a chave e deixe-a voltar para a posição “ON”. Se você segurar a chave na posição “START” por muito tempo, isso pode causar danos ao motor de arranque.

7. Libere o freio de estacionamento e coloque o câmbio em “D”

Depois que o motor estiver funcionando, solte o freio de estacionamento e coloque o câmbio em “D” para começar a dirigir.

Qual a diferença entre câmbio automático e câmbio automatizado? 

Uma dúvida que muitas vezes assombra os motoristas ao querer comprar um veículo é relativa a diferença entre o câmbio automático e câmbio automatizado, e acredite, apesar dos nomes serem iguais, são coisas totalmente diferentes. 

Em suma, existem três tipos de transmissões automáticas disponíveis no mercado:

  • Câmbio automático convencional: Como já citado, este tipo de câmbio funciona através de um conjunto de discos que representam cada marcha. Essas peças operam de acordo com as exigências do motor, sem a necessidade de intervenção do condutor. Um dos principais benefícios deste tipo de transmissão é proporcionar mudanças de marcha suaves e sem solavancos.
  • Câmbio automatizado: Já esta transmissão utiliza uma dupla embreagem que é responsável por mudanças de marcha rápidas. Ao contrário do câmbio automático convencional, não há alavanca de mudança de marchas – em vez disso, uma peça conhecida como “robozinho” é responsável pela troca de marchas. Uma das principais vantagens do câmbio automatizado é o assistente de rampa, que ajuda a controlar a velocidade do carro em rampas íngremes.
  • CVT: CVT significa “transmissão continuamente variável”. Este tipo de transmissão responde à pressão no pedal do acelerador, ajustando continuamente a relação de câmbio para fornecer a velocidade desejada. Isso significa que o motorista pode acelerar sem a necessidade de mudanças de marcha abruptas.

Conclusão

Em resumo, o câmbio automático é uma excelente escolha para quem busca comodidade e praticidade na hora de dirigir um veículo. Ele é mais confortável e suave do que o câmbio manual, além de ser mais confiável e exigir menos manutenção.

As letras no câmbio automático representam as diferentes posições que o veículo deve assumir, como Park, Reverse, Neutral, Drive, entre outras, dependendo do modelo do carro.

Com isso, o motorista pode se concentrar na direção e desfrutar de uma viagem mais confortável e segura.

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